Processo de Fiação de Rayon Viscose


O Rayon Viscose é produzido através do processo de fiação à úmido, diferentemente dos fios sintéticos, teve seu auge de produção nos anos 80 e no ano passado deixou de ser produzido aqui no Brasil, com a desativação da ultima fábrica do nosso continente, a FIBRA (Fiação Brasileira de Rayon) optou por deixar de produzir e começou a importar esse fio da Ásia.


Sintetizado pelo homem, foi o primeiro fio artificial descoberto em 1892, por Charles Frederick Cross e Edward John Bevan, sua matéria prima (celulose) é preparada através de reações químicas com soda cáustica e dissulfeto de carbono, sendo então, dissolvida em uma solução alcalina.


A massa produzida é, então, extrusada através de uma fieira submersa em uma solução ácida (banho de fiação). Nesse momento ocorre uma reação química, fazendo com que a massa se coagule no banho de fiação, produzindo os filamentos. Esse processo faz com que os filamentos possuam sua típica secção transversal lobulada, que nenhuma outra fibra têxtil possui e que confere ao fio seu aspecto e toque único.

Comentários

  1. O fio de rayon viscose é artificial e não sintetica como diz no 2º paragrafo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela contribuição, realmente foi o primeiro fio sintetizado pelo homem, porém é considerado uma fibra "Artificial".

    ResponderExcluir
  3. Como faz para vender mais ??

    ResponderExcluir
  4. eu gosta muito q vc me ajudasse me informando o mais detalhadamente possivel qualquer processo de obtenção do tecido desde a obtenção da matéria prima até o produto acabado q é o tecido se possivel

    ResponderExcluir

Postar um comentário