Torção nos fios

Torçao em Fios Têxteis

 

   A torção dos fios é aplicada para reunir as fibras ou filamentos do fio, a fim de proporcionar resistência ou efeitos, que podem variar dependendo da quantidade de torção aplicada e cada tipo de fio. Para aplicar a torção ao fio é realizado um giro mecânico em torno do seu próprio eixo, isso reúne as fibras ou filamentos, gerando uma coesão entre as fibras, que da mais resistência ao fio e em alguns casos ela é diretamente responsável pela estruturação e sustentação dele.
Roca para fiar

    
 No caso de fios fiados, onde as fibras são reunidas com a própria torção, ela é essencial para manter a estabilidade do fio, esse sistema é o primeiro sistema de fiação inventado pelo homem. Estimasse que esse processo foi iniciado com o homem torcendo pequenos trechos de fio com as próprias mãos, provavelmente na Ásia, em torno de dois mil anos AC, a roca foi inventada em torno de 500 DC, e foi a primeira forma de mecanizar a torção e agilizar o processo de fiação do algodão.
    Atualmente existem diversos sistemas  de fiar, diferentes do método de torção, os quais reúnem as fibras com vários métodos diferentes de entrelaçamento, como os processos open end, air jet etc.

Alfa de torção



Na fiação de fios fiados onde a torção é utilizada como formadora do fio, usamos o α (alfa) de torção para determinar quanto de torção será empregada ao fio. Para isso leva-se em conta o título e o comprimento da fibra, também o título final do fio.
No geral utiliza-se os valores abaixo em fiação convencional:
Fios para malharia circular e retilínea = 3,5
Fios para trama de tecelagem = 4,0
Fios para urdume em tecelagem = 4,5
Essa média pode ser aumentada ou diminuída de acordo com o resultado que se deseja no fio. A torção está ligada diretamente a resistência do fio, tanto na resistência à tração quanto a resistência ao atrito, pois a quantidade de torção determina o quanto de coesão terão as fibras do fio.


    Porém o excesso de torção causa um efeito contrario na resistência do fio fiado, pois com o aumento da torção, também se aumenta a coesão entre as fibras e essa coesão começa a tencionar as fibras, ao tracionarmos o fio as fibras mais tensionadas absorvem toda a carga da tração e se rompem, esse efeito em cascata se repete fibra a fibra até a ruptura total do fio. Conforme se aumenta a torção e consequentemente a coesão, a tensão gerada nas fibras pode até mesmo rompe-las e se continuar a aumentar a torção, se chega à ruptura do fio.
Com uma torção equilibrada, as fibras estão mais soltas e a tensão aplicada ao fio é distribuída para todas as fibras, que suportam assim a carga em conjunto.






Então existe um ápice na resistência do fio fiado, em um determinado número de torções, na figura ao lado observamos o ponto de equilíbrio onde se consegue o maior resultado na resistência do fio. Nota-se que a coesão continua subindo enquanto a resistência para e depois começa a cair, conforme aumentamos a torção do fio.

Esse efeito não existe nos fios de filamento contínuos, mas existe um efeito parecido que também influencia na resistência, a formação de gavinhas, com o excesso de torção.
Veja como calcular o Alfa de toção na calculadora, clique aqui.






Torção em fios de filamento contínuo


Retorção em fios fiados

O processo de retorção do fio é realizado, em geral, após o processo de fiação. Tanto nos caso de fios fiados, como nos fios de filamentos contínuos existe uma torção residual oriunda da própria fiação.

Torque

O torque se dá pela energia que é acumulada pelo fio no processo de torção, essa energia é armazenada e liberada se qualquer uma das pontas do fio for solta.
Existem processos que são capazes de fixar a torção ao fio, anulando ou reduzindo o torque do fio. Esses processos podem ser químicos com a adição de gomas ou resinas, também podem ser físicos com a aplicação de temperatura ou através de fricção.

Um dos maiores problemas no manuseio do fio torcido é a formação de gavinhas, as gavinhas são trechos do fio que se enrolam em torno de si mesmo formando um encaracolado que é difícil de se desmanchar.
Quanto maior o número de torções maior é a incidência na formação das gavinhas, ou seja, quanto maior o torque mais se formam as gavinhas. O processo de fixação da torção reduz ou elimina a formação da gavinha, já que reduz ou elimina o torque do fio.

Falsa torção

Existem vários processo que possibilitam a falsa torção nos fios, a falsa torção é um efeito de torção sem a necessidade de torcer o fio em torno do seu eixo, isso pode se dar por fricção ou por jato de ar, tanto no pocesso de fiação de fios fiados como no filamento contínuo.
Falsa Torção em Fios de Filamento Contínuo
Sobretorção
Texturização





Sistemas de retorção


Cuidados no uso de fios retorcidos



Torção ou destorção ao desenrolar dos tubetes


P e Q = S e Z



     

Comentários