Diferenças entre os fios de Rayon e Acetato

Como as duas fibras são de origem celulósica é comum serem confundidas e até mesmo utilizadas como similares, porém elas possuem características e propriedades únicas e bem distintas.

Rayon

O Rayon Viscose é produzido através do processo de fiação à úmido, diferentemente dos fios sintéticos. Sua matéria prima (celulose) é preparada através de reações químicas com soda cáustica e dissulfeto de carbono, sendo então, dissolvida em uma solução alcalina.

A massa produzida é, então, extrusada através de uma fieira submersa em uma solução ácida (banho de fiação). Nesse momento ocorre uma reação química, fazendo com que a massa se coagule no banho de fiação, produzindo os filamentos. Esse processo faz com que os filamentos possuam sua típica secção transversal lobulada, que nenhuma outra fibra têxtil possui e que confere ao fio seu aspecto e toque característico.

Acetato

O acetato de celulose é um éster produzido pela reação da celulose, extraída e purificada da polpa de madeira, com anidrido acético e ácido acético, na presença de ácido sulfúrico (catalisador). O produto desta reação é hidrolisado para remover o ácido sulfúrico e grupos sulfato e acetato, até adquirir as propriedades desejadas (normalmente com 2 radicais acetato para cada unidade fundamental da celulose).

É usada na indústria têxtil e já teve amplo uso para fabricação de filmes fotográficos, mas tem sido substituída pelo nylon, pois com o tempo se oxida e libera ácido acético, o qual inutiliza o filme. Também é usada para produção de filtros de grande absorção, como filtros de cigarro, no fabrico de tecidos para vestuário, forros, tapetes, guarda-chuvas e outros produtos.

Para ser usada na indústria têxtil, uma de suas grandes vantagens é sua solubilidade em acetona e a outra é sua característica termoplástica. Também é hipoalergênica, resistente a mofo e pode ser lavada a seco.


Limite de tenacidade e alongamento das fibras




Limites de elasticidade das fibras

O limite de elasticidade fornece uma idéia de quanto se pode estender um fio ou fibra sem que este se deforme permanentemente após ser submetida a um esforço físico.

Recuperação elástica

A recuperação elástica representa a capacidade de um fio, após cessado o esforço de extensão, retornar ao comprimento inicial. É uma grandeza expressa em porcentagem do comprimento inicial. Matematicamente é dada pela relação: Re = (Extensão elástica / Extensão total) x 100.

A recuperação elástica influencia em diversas características do artigo final, partindo de sua própria elasticidade. Influencia também nas regulagens das máquinas e no estabelecimento de tensões de trabalho, por exemplo.

A absorção de umidade dos fios


Intumescimento longitudinal e na seção transversal da fibra/ filamento e a retenção de umidade após centrifugação.

Analisando o entumescimento das fibras podemos concluir dois importantes pontos:

  1. A extensão, que está relacionada a estabilidade dimensional dos artigos e deve ser considerada em especial para o rayon viscose e rayon acetato nos tratamentos úmidos e térmicos (secagem por exemplo);
  2. A retenção de umidade nos dá a idéia de quão fácil ou difícil é secar o material têxtil, o que permite otimizar as condições produtivas.

Densidades das fibras.

A densidade da fibra é uma propriedade aparentemente sem muito valor, dado que a primeira vista não tem grandes implicações nas características dos artigos têxteis. Na realidade, do ponto de vista da aplicação dos materiais têxteis e do entendimento de seu comportamento não deve ser desprezada, visto que existem várias correlações possíveis e úteis.

A densidade também se relaciona com a finura das fibras se pensarmos que as fibras e filamentos são especificadas pelo título em dtex por exemplo. Assim, uma fibra de poliéster com 1,7 dtex tem uma finura em microns da ordem de 12,5 - rayon viscose 11,36 - poliamida 13,8 - polipropileno de 15,3.

É intuitivo que na medida que a finura é menor, a flexibilidade é maior e a resiliência é menor e possuem influência em outras propriedades como por exemplo, no toque, na recuperação do amassado nos artigos de veludo e no caimento de um artigo têxtil.

Propriedades térmicas

As propriedades térmicas mais importantes para as fibras são o ponto de fusão e o ponto de amolecimento quando as fibras são termoplásticas. Outra propriedade importante é a temperatura (ponto de vidro) a partir da qual a fibra começa a amarelar e é preciso então cuidar para que o tempo de exposição não seja demasiado para evitar amarelamento significativo.





Comentários

  1. Olá,

    Estou participando de um projeto sobre a recuperação de acetona para a indústria têxtil. Sei que a utilização têxtil do acetato de celulose envolve a recuperação de acetona. Você poderia me informar ou fornecer bibliografias a respeito da aplicação da acetona na indústria têxtil?!

    Obrigado,

    Diego Teixeira Silva

    ResponderExcluir

Postar um comentário