Influência da resistência do fio no processo de malharia circular

Introdução


A resistência do fio é o valor máximo de carga que o fio suporta antes de se romper, quando tencionado longitudinalmente. Para termos uma medida proporcional relacionada a espessura do fio.

Esse valor pode ser relacionado ao título do fio, que devido a grande irregularidade revelada nos diâmetros da extensão destes, torna-se impossível de ser medida a olho nu ou, mesmo, com o auxilio de aparelhos micrométricos, Com a necessidade de quantificar essas diferenças e servindo de orientação nas transações comerciais, no seu uso para a fabricação de determinado tecido ou na comparação de um fio com outro, foi então criada uma forma de expressar, o diâmetro do fio, o que ficou conhecido como "titulação" de fios. O titulo de produtos têxteis do fio é representado pôr um número que expressa uma relação entre um determinado comprimento e o peso correspondente.

A titulação está dividida em dois grandes grupos, Direto e Indireto, partindo cada um deles de princípios diferentes.

§ O Grupo Indireto é caracterizado pelo peso constante e o comprimento variável. O título é dado pela quantidade de determinados comprimentos de fio necessários para ser obtido um determinado peso. Em síntese, quanto menor a espessura maior o número. Nesse grupo o título é inversamente proporcional ao diâmetro. É o mais empregado na titulação de fios de algodão.

        Sistema Inglês

É o sistema predominante na fiação de algodão, o título inglês (símbolo: Ne) de um fio de algodão é igual ao número de meadas de 1 hank ( 1 hank = 840 jardas = 768 metros) cada uma, necessárias para se obter o peso 1 libra (1 libra ≈ 454 gramas). Podemos reescrever a definição acima, fazendo a equivalência das medidas inglesas com as do Sistema Decimal, guardando o mesmo significado, ou seja: O título inglês de um fio de algodão é igual ao número de meadas de 768 metros cada uma, necessárias para se obter um peso de 454 gramas.

De acordo com as unidades de medida que forem adotadas, teremos diferentes constantes, bastando que combinemos, para tanto, os pesos-base com os comprimentos-base, assim se usarmos:

    O peso em gramas e o comprimento em metros: K = 0,59 g/m; O peso em gramas e o comprimento em jardas: K = 0,54 g/jd; O peso em “grains” e o comprimento em metros: K = 9,11 gr/m; O peso em “grains” e o comprimento em jardas: K = 8,33 gr/jd. Ex. Um fio Ne 30 possui 30m em 0,59 gramas dele mesmo.

§ O Grupo Direto é caracterizado pelo comprimento constante e o peso variável. O título é dado pelo peso do fio em um determinado comprimento. Em síntese, quanto menor a espessura menor o número. Nesse grupo o título é diretamente proporcional ao diâmetro e é o mais empregado na titulação de fios sintéticos e artificiais.

        Sistema Tex

    O título Tex de um fio é igual ao peso em gramas de 1.000 metros de fio ou de qualquer outro material têxtil. É a representação recomendada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), já que o comprimento é a medida de 1.000 metros de material. Desta forma o material que apresentar massa de 1 grama em tal comprimento, terá como título 1 Tex e assim sucessivamente. É usado também para fibras sintéticas e filamentos.

    Ex.: Um fio Ntex 20 possui 20g em 1000m.

    Os múltiplos e submúltiplos desse Sistema são os seguintes:

    Quilotex (símbolo: Ktex) 1 Ktex = 1.000 tex K = 1 m/g

    Decitex (símbolo: dtex) 1 dtex = 0,1 tex K = 10.000 m/g

    Militex (símbolo: mtex) 1 mtex = 0,001 tex K = 1.000.000 m/g

A Tenacidade é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura. Se um material é tenaz ele pode sofrer um alto grau de deformação sem romper, por outras palavras, Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode adsorver antes de se romper.

No segmento têxtil, a resistência é quantificada através do valor máximo de força, aplicada ao fio, até o seu rompimento. Para se comparar fios de títulos diferentes, se utiliza à medida de Tenacidade, para a qual se divide o valor da resistência pelo título do fio, o valor resultante expressa a resistência de cada fio, proporcional ao seu título, oferecendo assim uma base para comparação entre eles.

Importância da tenacidade na malharia circular

O processo de malharia circular é atualmente muito veloz, as máquinas mais modernas atingem grandes velocidades, o que exige do fio cada vez mais tenacidade, para suportar as tensões a qual é submetido durante o processo. Contudo no processo de malharia, a tensão de trabalho sobre o fio não é tão alta, quando comparadas a outros processos, que exigem muito mais do fio, tais como a tecelagem plana e costura.

A tensão é dada ao fio por uma série de motivos, tais como, mantê-lo esticado e evitar embaraços, evitar que escape das agulhas, determinar o tamanho do ponto da malha e etc. Sendo indispensável e de fundamental importância ao processo, a tensão deve ser muito bem controlada, sendo determinada para cada artigo e fio diferentes, mantida uniforme a todos os fios do mesmo processo.

Para o processo de malharia a tenacidade média do fio não é tão importante, pois as tensões de trabalho não exigem grande tenacidade ao fio, porém é imprescindível que o fio não apresente grande variação de tenacidade ao longo de sua extensão, ou seja que não tenha trechos com baixa resistência, ou pontos fracos, pois esses pontos podem causar rupturas no fio, durante o processo ou até mesmo posteriormente a ele.

O ajuste da tensão varia conforme o artigo a ser produzido, geralmente fica em torno de 2% a 5% do título efetivo do fio, na saída da alimentação positiva, sendo o melhor trabalhar com a menor tensão possível, para evitar que as pequenas diferenças de tensão sejam amplificadas entre as agulhas (veja fig. 1) e o fio absorva diferentes tensões de trabalho, ficando assim com a memória e conseqüentemente se revelando no tingimento, com afinidade tintorial diferente, o que pode provocar barramento na malha.

Comentários