Tempo para a inversão de fluxo do banho no tingimento de fios de viscose


    Em resposta ao comentário do Sr. Mauricio, ao qual gostaria de agradecer a sugestão sobre o tema.
    Quanto a questão sobre o tempo de inversão do banho, no tingimento do fio fiado em tubetes perfurados, não conheço nenhuma técnica para defini-lo, porém na prática costuma-se usar um intervalo total de 8 ate 10 minutos, para o ciclo completo.


    O normal é que exista uma diferença entre a pressão do banho, na parte de fora que fica em contato diretamente com o fio e a parte de dentro que fica no interior dos tubetes e tubos perfurados. 
Normalmente o diferencial de pressão é maior, quando o fluxo do banho está de dentro para fora e menor quando o fluxo vai de fora para dentro. Esse diferencial se deve a resistência que o fio oferece à passagem do banho. Como a diferença é maior durante o fluxo dentro fora, isso quer dizer que existe maior dificuldade do banho passar pelo fio, consequentemente também tem maior dificuldade em levar o corante para as fibras. A fim de compensar essa resistência devemos então aumentar o tempo desse fluxo em relação ao tempo do outro (fora/ dentro), sugiro o que é mais usado no mercado, uma relação de 1 para 3, ou seja 25% do tempo no fluxo fora para dentro e 75% no dentro para fora.
    Então teríamos a seguinte sequência, 6 minutos no fluxo dentro para fora e 2 minutos no fora para dentro, completando um ciclo.   Também é bom observar que o diferencial de pressão não pode ultrapassar o teto de 0,6 Kgf/cm2, para isso devemos ajustar a velocidade da bomba, que determina diretamente a pressão, ou seja, quanto maior a velocidade, maior a pressão. A pressão excessiva do banho sobre o fio, pode provocar o arraste do corante e deixar as áreas com maior fluxo com manchas claras.

  Várias características dos fios interferem também na penetração do banho, e consequentemente no diferencial de pressão, então o ajuste da pressão deve sempre ser acompanhado a cada novo tipo de fio ou lote diferentes, pois diferenças na torção, título do fio, sistema de fiação, tipo, comprimento ou título da das fibras, e até mesmo a tensão de enrolamento ou a densidade do enrolamento interferem nessa questão.

    Por exemplo se o fio for penteado, devido à melhor acomodação das fibras no fio, teríamos maior dificuldade de penetração do banho, aumentando o diferencial de pressão do banho. Mas se for o fio open-end, que tem as fibras mais irregulares formando mais espaços entre elas, facilitando a passagem do banho e por isso teríamos um menor diferencial de pressão.



   
 

   
 













Comentários