Lavagem de Jeans manchando outros tecidos


A lavagem de jeans como qualquer outro processo exige certos cuidados, que as vezes são esquecidos, ou até mesmo abandonado por não estar sendo útil no processo atual. Um procedimento muito importante e que causa um problema grave é a adição de um antimigrante no banho de lavagem do Jeans. O antimigrante é um componente indispensável no banho de lavagem do jeans, quando existem detalhes na peça com tecidos ou fios mais claros. Normalmente quase todas as peças jeans não possuem outro tecido de cor mais clara, mas nos esquecemos da etiqueta da peça, geralmente ela tem um fundo branco que não é levado em conta. Se o procedimento de lavagem for feito em uma peça com etiqueta de fundo escuro, linhas de cores escuras e sem detalhes em outro tecido de cor clara, não haveria problema de não se utilizar o antimigrante e ele pode ser retirado da receita. Porém ele é retirado nessas ocasiões e quando se muda a peça a ser lavada, para uma com a etiqueta de fundo branco, por exemplo, o corante que se desprende do jeans migra para a etiqueta e como seu fundo é claro muda a tonalidade para azul. Abaixo uma receita orientativa para lavagem de jeans.
Está receita é somente orientativa e deve-se verificar sempre se os produtos químicos possuem compatibilidade de caráter iônico, ph, temperatura, quantidade, etc. O procedimento de estonagem com pedras é um processo extremamente agressivo e pode causar danos as peças, por isso o processo deve ser muito bem controlado. Deve-se verificar com os fornecedores a aplicação correta dos produtos bem como as concentrações e quantidades. O resultado pode variar muito de acordo com cada processo, devido a diversidade de máquinas, produtos e tempo de processo, o tipo de pedra da estonagem, etc. O ideal seria realizar testes prévios para avaliar o processo nas condições de produção.

Comentários

  1. Excelente matéria,foi abordado um assunto muito importante e que muitas lavanderias desconhecem ou não se preocupam em utilizar os produtos antimigrantes, porém estes são essenciais na busca pela excelência da qualidade nos processos de lavagem de Jeans.
    Parabéns ao Sr. Mario Antonio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário