Calculadora para conversão de títulos dtex para Ne ou Ne para dtex

Conversor de Título de Fios

Conversor de Título de Fios

 


O título de fios é uma medida que indica a finura ou espessura de um fio têxtil. É uma unidade de medida importante na indústria têxtil e é utilizado para descrever a densidade, o volume e o peso dos fios.

O título de fios pode ser expresso em diferentes unidades de medida, dependendo do sistema utilizado. Dois dos sistemas mais comuns são o sistema métrico (dtex) e o sistema inglês (Ne).

O dtex é um sistema de medida métrico que indica o peso em gramas de 10.000 metros de fio. Por exemplo, se um fio tem um título de 100 dtex, isso significa que 10.000 metros desse fio pesam 100 gramas. Quanto menor o valor de dtex, mais fino é o fio.

Já o sistema Ne (Número Inglês) é uma medida que indica o número de fios de 840 jardas (aproximadamente 768 metros) que pesam uma libra (453,6 gramas). Por exemplo, se um fio tem um título de 20 Ne, isso significa que 20 fios de 840 jardas pesam uma libra. Quanto maior o valor de Ne, mais fino é o fio.

Para converter dtex para Ne, pode-se utilizar a seguinte fórmula: Ne = (5315 / dtex)

Por exemplo, se um fio tem um título de 100 dtex, a conversão para Ne seria: Ne = (5315 / 100) = 53,15 Ne

Para converter Ne para dtex, pode-se utilizar a seguinte fórmula: dtex = (5315 / Ne)

Por exemplo, se um fio tem um título de 20 Ne, a conversão para dtex seria: dtex = (5315 / 20) = 265,75 dtex

É importante lembrar que a conversão de dtex para Ne e vice-versa é uma aproximação e pode haver variações entre diferentes tipos de fios e fabricantes. Além disso, outros fatores, como a torção e a composição do fio, também podem influenciar na qualidade e no desempenho dos tecidos produzidos.

Comentários